Dia de sofrimento

by - agosto 04, 2017

Sexta-feira, esse dia 4 de Agosto que me assola, que me causa medo e desconfiança.

Sexta é dia de um exame especifico de medicina nuclear.
Como tinha escrito antes, neste post, ando em exames, montes de exames, montes de relatórios médicos, que parecem não ter mais fim.
Hoje vou fazer uma cintigrafia.
Nunca tinha ouvido tal nome, não sabia de todo para que este exame servia, não sabia nada, nada de nada, uma leiga por assim dizer.
Abaixo deixo algumas informações, sobre o dito exame, informações retiradas da clínica onde farei o exame.


O que é uma cintigrafia óssea?

As cintigrafias são exames realizadas frequentemente para a detecção de cancro, para verificar se o cancro se disseminou (metastizou) para outros órgãos como os ossos ou o fígado, bem como para avaliar a eficácia de um tratamento instituído contra o cancro. Outra razão comum para a realização destes exames consiste na avaliação da função de múltiplos órgãos como a tiroideia, o coração, o fígado, os rins, etc…

A cintigrafia óssea, por exemplo, é muitas vezes realizada para procurar identificar sinais de um cancro que tenha metastizado para os ossos a partir de outro local do corpo como a mama, o pulmão ou a próstata. A cintigrafia óssea pode igualmente identificar a presença de cancros com origem nos próprios ossos. Pode também permitir estudar situações não cancerosas, como infecções ósseas ou das articulações, bem como fracturas ósseas que possam não ser evidentes ou que sejam difíceis de diagnosticar por outros meios de diagnóstico.

Como funciona?

Uma pequena quantidade de produto radioativo, específico para o órgão, é injetada, mais frequentemente numa veia dum braço. Daí o nome de "Medicina Nuclear". Após a injeção, é por vezes necessário um intervalo até á realização das imagens. A máquina que faz as imagens é chamada "Câmara Gama". É o nome do equipamento que realiza as imagens. Esta máquina desloca-se muito próximo de si, para obter imagens de qualidade. Durante o exame, tem de ficar imóvel. Geralmente, fica vestido, mas tem de retirar todos os objetos metálicos.

O exame é perigoso?

Não, porque a radiação recebida, radiação gama, é comparável à de 1-2 radiografias do tórax. A pequena quantidade de substância injetada é indolor, não tóxica e não provoca alergias. Fazer várias imagens não aumenta a radiação recebida.

O que fazer após o exame?

Pode retomar todas as suas atividades (conduzir, trabalhar, alimentar-se, etc.), pelo que não necessita de vir acompanhado. Poder-lhe-á ser pedido para beber mais do que é hábito, a fim de eliminar mais rapidamente o pouco de radioatividade que possa ainda existir após o exame.


Para já só me resta esperar, esperar que tudo não passe de um susto, e que possa descansar a minha cabeça.
Continuo também á espera da minha consulta de Neurocirurgia, que deverá estar para muito breve, pois a medica marcou-a com carácter urgente.
Bem, chega de tristezas e de pensamentos negativos. Para a frente é o caminho!
That´s all 4 today :)

You May Also Like

0 comentários